quinta-feira, 10 de março de 2011

Entrevista a João Chaves

A coordenar um dos programas de rádio mais antigos do país o “Oceano Pacífico”, João Chaves aceitou o desafio de responder às perguntas do MaisMinho. Um dos locutores de rádio mais badalados do país conta os segredos dos bastidores que o têm levado ao sucesso.

MaisMinho - Como é para si apresentar um programa de rádio como o "Oceano Pacifico"?
João Chaves - Para mim é uma enorme satisfação apresentar um programa deste género, pois adoro a minha profissão e consegui fazer um programa com sucesso ao longo deste tempo todo, isso para mim é uma grande alegria e sinto-me bem tanto pessoalmente como profissionalmente.

MM - Qual o segredo para a longevidade deste programa que está no ar há 25 anos, praticamente todos os dias da semana com a voz do João Chaves?
JC - Não é segredo nenhum, tudo tem a ver com o horário que é transmitido e a música calma e relaxante, e depois o empenho e a vontade que deixamos no programa, isso é que faz com que o sucesso do “Oceano Pacífico” persista.

MM – O que o “Oceano Pacífico” e o João Chaves tentam oferecer ao longo de quatro horas aos ouvintes da RFM?
JC - Tento oferecer 4 horas de rádio com uma selecção rigorosa de música calma que se pode adaptar a todas as situações, no fundo tento ser a companhia da noite para muitos ouvintes, é isso que lhe tento oferecer durante o tempo de programa.

MM – Acha que as rádios nacionais passam música suficiente para a sua divulgação?
JC - Acho que sim, pois com a lei de percentagens de música portuguesa, acho que se coloca no ar a suficiente, basta cumpri-la, assim poderemos divulgar mais e melhor aquilo que a música nacional tem de melhor.

MM – Que conceito tem acerca da música portuguesa?
JC - Acho que a música portuguesa é importante pois fala a nossa língua, mas as estações de rádio têm os seus ouvintes alvo e tocam a música que mais se ajusta á programação.

MM – Como vê a evolução da música ao longo destes 25 anos no seu percurso de rádio?
JC - Acho que evoluiu muito, a música moderna está a sofrer uma grande mudança, estamos a entrar numa nova fase, que vai demorar tempo a habituarmo-nos, mas lembro-me que quando era miúdo e apareceram os Beatles e outros, quase que não nos deixavam ouvir pois a geração da altura estava habituada a outro tipo de música e hoje o que se houve mais nas rádios é precisamente músicas dos anos 80 e 90.

“As estações de rádio têm os seus ouvintes alvo e tocam a música que mais se ajusta á programação”

MM – É fácil fazer rádio? Ninguém nos vê mas temos de entrar na mentem, no coração das pessoas como faz isso?
JC - Eu acho fácil, pois faço rádio para mim, eu sou o ouvinte mais exigente, mas depois tenho a sorte de os outros ouvintes terem o mesmo gosto que eu.

MM – Como surgiu o nome do programa de rádio “Oceano Pacífico”?
JC - Foi Jaime Fernandes, o director de programas da altura que deu esse nome ao programa do horário da noite, daí eu, quando o comecei a fazer achar que um programa só de baladas era o adequado, pois à noite todos precisavam de música que transmitisse uma certa paz e sossego, e já lá vão 25 anos.

MM - Num programa como "Oceano Pacifico" e sabendo que o João Chaves ama aquilo que faz alguma vez em algum momento pensou em desistir?
JC - Nunca tal me passou pela cabeça, eu gosto de fazer rádio independentemente do programa, e gosto do Oceano Pacifico, já lhe dediquei muito da minha vida para mudar.

MM – Qual foi a maior prenda que recebeu do seu “Oceano Pacífico” ao longo destes 25 anos?
JC - Os meus ouvintes, são muito fieis, tenho muitos que me acompanham desde o inicio, outros que apareceram depois, são sem duvida a melhor prenda, e por isso aqui estou todos os dias para lhes agradecer.

Vítor Aleixo, 11/05/2010
http://www.maisminho.pt/2010/05/entrevista-joao-chaves-locutor-da-rfm.html

Sem comentários:

Enviar um comentário